Os 10 maiores jogadores argentinos de todos os tempos

By Izabelle França

Na vasta história do futebol, poucos países possuem uma tradição e apaixonada quanto a Argentina. Paixão e futebol são sinônimos no país vizinho, impregnados como um só. Vários jogadores deixaram suas marcas nos corações dos torcedores, alguns nomes se destacaram, que desafiaram o próprio tempo e são lembrando até os dias de hoje.

Em um país que possui grandes astros dos gramados, o 90min resolveu montar um ranking e selecionar os 10 melhores jogadores argentinos de todos os tempos. Conheça os gênios da bola argentina na lista a seguir.

10. Ricardo Bochini

Ele conquistou cinco Libertadores e foi campeão da Copa do Mundo de 1986 | STRINGER/GettyImages

Ele foi uma das inspirações e ídolo de Diego Maradona, que o considerava o melhor jogador que já tinha visto atuar. Bochini era ótimo em distribuir jogo e dar assistência, além de ser um bom marcador. Pentacampeão da Libertadores, o ex-meio-campista jogou apenas do Independiente, se tornando o maior ídolo da história do clube.

9. Juan Román Riquelme

Riquelme é diretor esportivo do Boca Juniors | Anadolu/GettyImages

Ele atuava como meia-atacante, sendo um grande ídolo do Boca Juniors. O antigo camisa 10 era líder nato, com grande habilidade para armar os jogos. É considerado um dos melhores de sua geração. Foi para Espanha, atuou no Barcelonaem 2002/03, mas a passagem mais longa fora do país natal foi no Villarreal, onde ficou três temporadas e meia.

8. Ubaldo Matildo Fillol

Ubaldo Matildo Fillol disputou três edições da Copa do Mundo - 1974, 1978 e 1982 | Gabriel Rossi/GettyImages

O único goleiro desta lista. Também apelidado de El Pato, é considerado um dos nomes de sua posição. Com grande capacidade técnica, foi campeão no River Plate, Flamengo, Atlético de Madrid e Racing (Argentina).

7. Gabriel Batistuta

Gabriel Batistuta era um grande atacante | Stu Forster/GettyImages

Goleador nato, marcou em grandes palcos do futebol jogando por Internazionale, River Plate, Boca Juniors, Roma, Fiorentina, Newell's Old Boys e outros. A fama de artilheiro rendeu o apelido de Batigol.

6. Daniel Passarella

Daniel Passarella era um zagueiro goleador | VALERY HACHE/GettyImages

Forte nos jogo aéreo, capitão e disputou três Copas do Mundo, sendo campeão em 1978, além de ter atuado por Sarmiento, River Plate, Fiorentina e Inter de Milão. Foi campeão argentino como jogador e técnico pelos Millonarios.

5. Omar Sívori

Na época em que era permitido, Sivori defendeu as seleções argentina (19 jogos) e italiana (nove) | Keystone/GettyImages

Enrique Omar Sìvori fez história na Juventus, onde conquistou diversos títulos. Foi revelado pelo River Plate, o ex-meio-campista era driblador e jogava bem com as duas pernas. Na Copa América de 1957, no Peru, formou um time histórico ao lado de Corbatta, Maschio, Angelillo e Cruz,.

4. Mario Kempes

Mario Alberto Kempes é um dos ídolos do Valencia, onde foi campeão da Copa do Rei na temporada 1978/79 | Quality Sport Images/GettyImages

Conhecido como El Toro ou El Matador, foi o jogador mais decisivo da Argentina campeã de 1978, marcando dois gols na final contra a Holanda. Em três Copas do Mundo disputou 18 partidas e marcou seis vezes.

3. Di Stéfano

Alfredo Di Stéfano é um dos maiores ídolos do Real Madrid | Central Press/GettyImages

Alfredo Di Stéfano. Considerado uma lenda madridista. Em seu site, o clube madridista o descreve como o “melhor jogador de futebol da história do Real Madrid. Ataca, defende, luta contra tudo. Um líder dentro e fora de campo”. O atacante foi revelado pelo River Plate, com passagens por Huracán, Millonarios e depois brilhou com a camisa merengue em 396 jogos e 317 gols.

2. Diego Maradona

Dieguito ganhou simplesmente o apelido de "Deus" na Argentina | Paul Bereswill/GettyImages

El 10, El Dios, Dieguito... não faltam homenagens e reverências para aquele que para muitos é o maior argentino da história. Defendeu a Albiceleste em 91 jogos e marcou 34 gols. O mais emblemático foi a La Mano de Dios, diante da Inglaterra, em 22 de junho de 1986,na emblemática e vitoriosa campanha da Copa do Mundo.

1. Messi

Leo Messi conquistou a Copa do Mundo em 2022 | Simon M Bruty/GettyImages

Lionel Messi é uma lenda viva. O atual camisa 10 e capitão argentino se tornou o maior artilheiro da Albiceleste, um dos argumentos para estar no topo da lista. Foi eleito oito vezes o melhor do mundo, chegou a ser contestado por não ter grande exibição na seleção, como ocorria nos clubes, mas quebrou o paradigma nos últimos anos, empilhando conquistas entre 2021 e 2022, quando levantou a taça da Copa América, da Finalíssima e a tão sonhada Copa do Mundo.

Leia mais:

Este artigo foi publicado originalmente no 90min.com/pt-BR como Os 10 maiores jogadores argentinos de todos os tempos.