A seleção ideal das semifinais da Euro 2024

By Nathalia Almeida

Passou rápido, não é mesmo, torcedor? Em menos de quatro semanas, fomos da cerimônia de abertura à contagem regressiva para a grande final daEuro 2024. Por sinal, já conhecemos as duas seleções que estarão na decisão de domingo, 14 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim: Espanha e Inglaterra, vitoriosas em seus confrontos de semifinais contra França e Holanda, respectivamente.

Como não poderia ser diferente, espanhóis e ingleses, classificados ao jogo mais importante do torneio, dominaram a nossa seleção ideal das semifinais da Euro 2024. Confira como ficou o onze combinado da última rodada de mata-mata antes da decisão continental.

1. Unai Simón (Espanha)

Simón foi muito seguro na semifinal contra a França | Visionhaus/GettyImages

Fez intervenções importantes no duelo contra a França e não teve culpa no gol marcado por Kolo Muani. Faz uma Euro muito segura sob as traves da Espanha.

2. Jules Koundé (França)

Kounde fez uma grande Euro com a França | Severin Aichbauer/GettyImages

Teve a responsabilidade de marcar um "endiabrado" Nico Williams e se saiu bem na árdua tarefa de parar um dos jogadores que melhor vem atuando nesta Euro. Totalizou sete ações defensivas na semifinal contra a Espanha, e 10/16 em duelos vencidos, pelo chão e pelo alto.

3. Kyle Walker (Inglaterra)

Walker teve jogo defensivo impecável contra a Holanda | Stu Forster/GettyImages

Atuando como zagueiro pelo lado direito em uma linha de 3 escalada por Southgate diante da Holanda, Kyle Walker neutralizou Cody Gakpo e provou mais uma vez o porquê de ser um defensor respeitadíssimo na Europa.

4. Aymeric Laporte (Espanha)

Laporte teve atuação muito segura contra os franceses | Justin Setterfield/GettyImages

Muitas dúvidas pairavam sobre o nível de performances do zagueiro antes do início da Euro, em virtude de sua transferência ao Campeonato Saudita. Laporte, no entanto, vem provando que ainda é muito capaz de brilhar em grandes palcos. Ganhou a ampla maioria dos duelos contra os atacantes franceses nas semifinais.

5. Marc Cucurella (Espanha)

Cucurella faz uma Euro espetacular pela Espanha | Marvin Ibo Guengoer - GES Sportfoto/GettyImages

Melhor na seleção do que no clube? Cucurella parece ser um desses casos de jogadores que performam melhor quando vestem a camisa de seu país. Faz uma Euro praticamente impecável, com atuações muito sólidas nas fases ofensivas e defensivas do jogo.

6. Rodri (Espanha)

Rodri é o pensador do meio-campo da Fúria | Stu Forster/GettyImages

É o grande maestro do meio-campo da Fúria e, diante da França, teve mais uma exibição de alto nível naquilo que é sua missão primária: pensar o jogo, conectar setores e ganhar embates. Na distribuição e nas recuperações de bola, foi soberano.

7. Kobbie Mainoo (Inglaterra)

Mainoo faz Euro "de gente grande" pela Inglaterra | Alex Livesey/GettyImages

O garoto de apenas 19 anos não sentiu a pressão de uma semifinal de Euro 2024, sendo o "senhor" do meio-campo inglês em desarmes, ações com a bola e passes precisos. Em uma partida onde Bellingham e Declan Rice ficaram devendo, coube ao jovem do Manchester United liderar o setor.

8. Xavi Simons (Holanda)

Simons marcou um golaço na semifinal | Soccrates Images/GettyImages

Em uma jornada pouco inspirada de Gakpo e Memphis, coube a Xavi Simons chamar a responsabilidade e ser o principal expoente de qualidade do ataque holandês. Lutou muito, incomodou bastante os zagueiros da Inglaterra e marcou um golaço na semifinal, em finalização espetacular de fora da área.

9. Ollie Watkins (Inglaterra)

Watkins marcou o gol decisivo na virada da Inglaterra | Robbie Jay Barratt - AMA/GettyImages

Veio do banco de reservas aos 35' do segundo tempo contra a Holanda e decidiu a semifinal. Mostrando recurso técnico e excelente qualidade na finalização, o camisa 19 recebeu de costas para o gol, girou e acertou um chute de rara precisão aos 45' do segundo tempo. Herói da noite.

10. Lamine Yamal (Espanha)

Yamal marcou um golaço contra a França | Justin Setterfield/GettyImages

Arrojo, personalidade, maturidade e qualidade técnica impressionante. Lamine Yamal é um talento geracional e provou que sabe lidar muito bem com a pressão e os holofotes dos grandes palcos. Marcou o gol mais bonito desta Euro diante da França, empatando a partida.

11. Dani Olmo (Espanha)

Olmo marcou mais um gol decisivo com a camisa da Fúria | Alex Livesey/GettyImages

Ele não veste a pesada camisa 10 à toa: aparecendo nos momentos mais agudos do torneio, Dani Olmo embalou dois jogos consecutivos marcando gols decisivos para a Fúria. Melhor em campo nas quartas de final contra a Alemanha, brilhou mais uma vez diante da França, com o gol da virada.


Leia mais sobre a Euro 2024 em:

Este artigo foi publicado originalmente no 90min.com/pt-BR como A seleção ideal das semifinais da Euro 2024.